Verstappen desafia chuva e vence GP de Mônaco de ponta a ponta
Não teve chuva, pressão dos rivais ou qualquer outra coisa que abalasse Max Verstappen neste domingo (28/maio). O bicampeão da RBR conquistou uma sólida vitória no GP de Mônaco após largar da pole position e dominar o 2º colocado, Fernando Alonso, que obteve seu 103º pódio da carreira. Esteban Ocon chegou em 3º lugar, terminando uma corrida entre os três primeiros pela terceira vez na F1, e a primeira em 2023.
Depois de chegar em 3ºem quatro corridas, Alonso voltou a cruzar a linha de chegada na 2ª colocação, algo que o bicampeão da Aston Martin não fazia desde o GP da Hungria de 2014, quando corria pela Ferrari.
Para Verstappen, valeu sua segunda vitória em Mônaco, compensando ainda a chance perdida na corrida de 2022 no Circuito de Monte Carlo por um erro de estratégia da RBR. O bicampeão tem quatro vitórias em seis corridas na atual temporada e estende sua vantagem na liderança.
O que se encaminhava para uma corrida monótona, sem grandes mudanças nas 13 primeiras colocações do grid por mais de uma hora, mudou de cara com a chegada da chuva na volta 52 de 78.
A precipitação não foi capaz de tirar a vitória de Verstappen mas pôs à prova a estratégia da Aston Martin com Alonso e pôs a Mercedes no caminho do pódio. A mudança no tempo provocou ainda uma série de colisões na prova, que terminou com dois abandonos.
Resultado do GP de Mônaco da F1 2023
Posição | Piloto (equipe) | Diferença |
1º | Max Verstappen (RBR) | – |
2º | Fernando Alonso (Aston Martin) | +27s921 |
3º | Esteban Ocon (Alpine) | +36s990 |
4º | Lewis Hamilton (Mercedes) | +39s062 |
5º | George Russell (Mercedes) | +56s284 |
6º | Charles Leclerc (Ferrari) | +1m01s890 |
7º | Pierre Gasly (Alpine) | +1m02s362 |
8º | Carlos Sainz (Ferrari) | +1m03s391 |
9º | Lando Norris (McLaren) | 1 volta |
10º | Oscar Piastri (McLaren) | 1 volta |
11º | Valtteri Bottas (Alfa Romeo) | 1 volta |
12º | Nyck de Vries (AlphaTauri) | 1 volta |
13º | Guanyu Zhou (Alfa Romeo) | 1 volta |
14º | Alexander Albon (Williams) | 1 volta |
15º | Yuki Tsunoda (AlphaTauri) | 2 voltas |
16º | Sergio Pérez (RBR) | 2 voltas |
17º | Nico Hulkenberg (Haas) | 2 voltas |
18º | Logan Sargeant (Williams) | 2 voltas |
– | Kevin Magnussen (Haas) | ABANDONOU |
– | Lance Stroll (Aston Martin) | ABANDONOU |
Verstappen sai de Monte Carlo com 144 pontos no Mundial de pilotos, ampliando sua vantagem sobre o vice-líder Sergio Pérez para 105. Fernando Alonso anota 93, em 3º lugar; são 24 pontos a mais que Lewis Hamilton, 4º colocado no campeonato e na corrida.
A RBR segue dominando o campeonato de construtores com 249 pontos, à frente da Aston Martin. A equipe de Alonso, porém, está a um ponto de perder a vice-liderança para a Mercedes.
A largada
Nada mudou para os 13 primeiros colocados, liderados pelo pole position Verstappen. No fundo do grid, porém, a história foi outra: Nico Hulkenberg foi quem mais ganhou posições, de 18º para 14º – apesar de bater em Logan Sargeant e ser punido com 5s. Em 14º, Lance Stroll encostou no muro da curva do Grand Hotel e acabou sofrendo um dano em sua Aston Martin e furando um dos pneus.
Guanyu Zhou (19º), Sergio Pérez (20º), e Hulkenberg visitaram os boxes ainda na volta de abertura e saíram dos pit stops com pneus duros; o primeiro calçava macios e os outros dois pilotos, médios.
Como defender uma vitória
Apesar de não deixar a ponta em momento algum, Verstappen demorou a engatar na corrida; precisou de 15 voltas para construir uma vantagem mais sólida sobre Alonso. A partir daí, porém, a diferença que não passava dos 3s dobrou, triplicou e quase quadruplicou.
O bicampeão da Aston Martin conseguiu diminuir a diferença perto da metade da corrida, descontando quase 7s do rival. No entanto, Max voltou a crescer na prova enquanto o veterano da espanhol começou a sofrer com a degradação dos pneus. Tudo mudou para Alonso, porém, com a chegada da chuva.
Quase perdeu tudo
A prometida chuva chegou na volta 52 e, em apenas três giros, ganhou muita força. Mas o que chamou atenção foi o deslize da Aston Martin, que chamou Alonso na volta 55 para trocar seus pneus duros pelos médios.
A equipe percebeu que os rivais que orbitavam a posição do bicampeão aderiram aos pneus intermediários e, na volta seguinte, o chamou novamente para colocar os pneus intermediários. Para sorte do espanhol, ele conseguiu manter-se em 2º lugar.
Dia ruim no escritório para Sainz
Com a punição de Charles Leclerc, Carlos Sainz foi o mais bem colocado da Ferrari no grid inicial, em 4º lugar. Mas o que começou como um duelo fácil contra Esteban Ocon, 3º colocado, declinou ao longo da prova. O espanhol ficou preso atrás do francês e viu falhar a estratégia de forçar os pneus da Alpine; ele escapou da chicane Nouvelle e quase acertou o rival.
Uma parte da asa dianteira do espanhol foi danificada, o que acionou uma bandeira amarela para remoção de detritos da pista. O erro permitiu que Hamilton se aproximasse do piloto da Ferrari, de olho em sua posição. A escuderia ensaiou dois blefes para tentar passar Ocon, chamando Sainz aos boxes. A técnica, porém, não funcionou bem, já que o “plano” foi exposto pelo rádio da equipe.
O piloto do carro 55 visitou os boxes na volta 34 e voltou em 6º, mas ainda atrás de Ocon. Sainz chegou a passar o francês fora da pista pouco antes da chuva chegar, na volta 52. Porém, teve que devolver a posição.
A decisão de manter os pneus médios apesar da chuva ganhar força não se mostrou positiva. Ele rodou e, depois de colocar os pneus intermediários, quase acertou Leclerc pouco antes do pit stop duplo da Ferrari. O espanhol cruzou a linha de chegada em 8º.
O outro lado da moeda
Se a RBR celebrou mais um triunfo com Verstappen, Sergio Pérez também teve um domingo muito difícil. O mexicano largou em 20º após bater no Q1 da classificação e trocou os pneus médios da largada pelos duros ainda na primeira volta. Ele chegou até o 16º posto, protagonizando uma disputa extensa com Kevin Magnussen e Lance Stroll pelo 14º lugar.
Porém, na metade da prova, o vencedor do GP de Mônaco de 2022 espalhou o carro sobre o canadense da Aston Martin – embora tenha alegado que foi empurrado pra fora. Pérez ainda acertaria Magnussen, voltando para 16º. Na volta 36, ele visitou os boxes uma segunda vez para retornar aos pneus médios e trocar o bico de seu carro. A parada levou 11s.
A partir daí, o mexicano ficou preso em 19º até a chegada da chuva; colocou os pneus intermediários e, depois, os de chuva na volta 59, quando estava no 17º lugar. Ao sair do pit lane, o piloto do carro 11 colidiu com Russell, que encontrou atravessado na pista.
Por consequência, ele arrastou sua RB19 pelo muro na saída da Mirabeau. Na volta 72, mais um pit stop: dessa vez, para por os intermediários de novo. No fim, Pérez ficou com o 16º lugar, tendo levado duas voltas de Verstappen.
O que tinha de melhor
Se foi difícil para a Mercedes fazer frente à Ferrari na pista seca, a chegada da chuva permitiu que a equipe alemã pudesse se aproximar mais do pódio, aproveitando ainda os deslizes de Sainz e a queda de rendimento de Leclerc, que terminou a corrida na posição que largou. Antes, Lewis Hamilton e George Russell estavam virtualmente abaixo do top 5.
Mas a decisão da equipe alemã e antecipar a troca de pneus de pista seca pelos intermediários mostrou-se efetiva. Hamilton conseguiu descontar a diferença para Ocon de quase 2s para apenas meio. Entretanto, foi difícil alcançar o rival da Alpine e o heptacampeão saiu de Monte Carlo como o “melhor do resto” em 4º lugar, após partir da quinta colocação.
Russell, que ainda não tinha feito sua troca de pneus até a volta 55, foi punido em 5s por entrada insegura no pit lane: após deixar os boxes, ele acabou parando na pista para evitar contato com Lance Stroll. Sem visibilidade devido à chuva, foi atingido por Pérez na entrada da curva Mirabeau. Apesar da sanção, ele manteve o 5º lugar, tendo largado em 8º.
Festival de batidas com chuva
Os primeiros incidentes se deram com Sainz, que mal ou bem, permaneceu na prova. Mas aí, começaram as colisões: o primeiro foi Lance Stroll, na 57ª volta. Ele foi o primeiro a abandonar a corrida.
Depois foi a vez de Kevin Magnussen, que retornou aos boxes para trocar o bico de sua Haas, mas desistiu da corrida no fim. No 59º giro, Logan Sargeant também sofreu uma pequena colisão na curva do Grand Hotel.
Na volta 70, Yuki Tsunoda rodou na Mirabeau após uma série de reclamações sobre os freios de sua AlphaTauri e caiu de 10º para 15º, ascendendo Oscar Piastri, 11º colocado, à zona de pontuação.
(Fonte: GE)