Zambelli aciona TCU e questiona gastos de Janja em viagem ao Japão

        A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) protocolou na quarta-feira (19/março) uma representação no TCU (Tribunal de Contas da União) solicitando a investigação dos gastos da primeira-dama Janja Lula da Silva durante sua viagem ao Japão. Janja chegou ao país asiático em 18/março, uma semana antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que só chegará no dia 24. A viagem não foi divulgada na agenda da primeira-dama.

        Zambelli questiona a legalidade da despesa, argumentando que Janja, por não ocupar cargo público, não teria direito ao custeio da viagem com recursos federais. A representação menciona o decreto nº 10.934, que proíbe o benefício a secretários ou pessoas que representem oficialmente esses agentes públicos.

        O que Janja foi fazer no Japão, sigilosamente, além de turistar torrando o dinheiro do povo brasileiro?”, questionou Zambelli em sua conta no Instagram. A parlamentar pede que o TCU exija esclarecimentos da Casa Civil e do MRE (Ministério das Relações Exteriores) sobre a origem dos recursos, a autorização para o custeio e a justificativa para a antecipação da viagem.

        A representação afirma que, caso comprovadas as irregularidades, os valores sejam ressarcidos aos cofres públicos e os gestores envolvidos sejam responsabilizados.

        A assessoria de Janja informou que ela viajou ao Japão com a equipe que prepara a viagem presidencial e está acompanhada de ao menos uma assessora. Quando funcionários públicos precisam se ausentar do país a trabalho, como é o caso da assessoria de Janja, é preciso que a liberação seja publicada no DOU (Diário Oficial da União).

(Fonte: Gazeta Brasil)