Microfone da imprensa capta conversa privada de Lula no G7 falando mal de Trump

        O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi flagrado, na quarta-feira (17/junho), fazendo duras críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a cúpula do G7 em Évian-les-Bains, na França. Uma transmissão ao vivo da agência Associated Press captou a conversa de Lula com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung.

        No áudio, com ruídos e volume baixo, é possível ouvir o petista dizer que não suporta o “comportamento do governo americano” e que Trump age como um “imperador”.

        “O Brasil não tem divergência com nenhum país. Nós não queremos briga. Eu não gosto de briga. Mas eu não suporto o comportamento do governo americano”, afirmou Lula.

        Em seguida, o presidente brasileiro complementou, referindo-se à postura de Trump:

“Ele acha que pode levantar de manhã e dar ordem no mundo todo. Mau exemplo para a democracia.”

        Lula também comentou sobre a relação bilateral e as negociações em andamento:

“Eu não pedi bilateral para o Trump porque nós estamos em negociação. Eu acho que o que ele fez foi uma coisa desaforada para o Brasil. Ele sabe disso. É por isso que eu disse que ele ainda continua agindo como imperador.

Cumprimento rápido e tensão persistente

        Apesar das críticas, Lula e Trump se cumprimentaram rapidamente ainda nesta quarta-feira (17/junho). Imagens mostraram o presidente americano apertando a mão do brasileiro e perguntando se ele está “bem”, antes de seguir em frente e dizer “bom trabalho”.

        Na terça-feira (16/junho), durante a sessão de fotos dos líderes, os dois não haviam se cumprimentado.

        A relação entre os dois mandatários está tensa desde maio, quando se encontraram na Casa Branca. Recentemente, os Estados Unidos designaram as facções brasileiras PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas – medida classificada pelo governo petista como um desrespeito à soberania nacional. Além disso, a gestão Trump sinalizou novas tarifas sobre produtos brasileiros, incluindo uma sobretaxa de 25% e outra de 12,5%, sob alegações de práticas comerciais injustas e falhas no combate ao trabalho forçado.

Lula aposta na diplomacia

        Em meio às tensões, Lula afirmou que confia na capacidade do Itamaraty e da equipe econômica para conduzir as negociações com os Estados Unidos.

“Eu nasci no mundo político negociando. Acredito na capacidade do Itamaraty e da equipe econômica de conduzir essa negociação”, disse Lula.

(Fonte: Gazeta Brasil)